O CHKDSK é o sucessor do antigo Scandisk, utilitário muito usado nos antigos Windows. o CHKDSK, assim como seu antecessor, procura e corrige erros nos arquivos do seu disco rígido. Embora o uso de partição NTFS dê segurança total aos arquivos armazenados no disco rígido, a verificação de dados via CHKDSK é sempre recomendável para garantir uma melhor performance.
chkdsk [volume:][caminho e nome_de_arquivo]
volume: Especifica a letra da unidade (seguida de dois-pontos), o ponto de montagem ou o nome do volume.
- [caminho] nome_de_arquivo Especifica o local e o nome de um arquivo ou conjunto de arquivos que chkdsk deve verificar para determinar se há fragmentação. Você pode utilizar caracteres curingas (isto é, * e ?) para especificar vários arquivos.
- /f Corrige erros no disco. O disco deve ser bloqueado. Se chkdsk não puder bloquear a unidade, será exibida uma mensagem perguntando se você deseja verificar a unidade na próxima vez que reiniciar o computador.
- /v Exibe o nome de todos os arquivos contidos em cada pasta à medida que o disco é verificado.
- /r Localiza setores defeituosos e recupera informações legíveis. O disco deve ser bloqueado.
- /x Use esta opção somente com o NTFS. Ela força primeiro a desmontagem do volume, se necessário. Todos os identificadores abertos para a unidade serão invalidados. A opção /x também inclui a funcionalidade da opção /f.
- /i Use esta opção somente com o NTFS. Efetua uma verificação menos rígida das entradas de índice, reduzindo o tempo necessário para a execução de chkdsk.
- /c Use esta opção somente com o NTFS. Ela ignora a verificação de ciclos dentro da estrutura de pastas, reduzindo o tempo necessário para a execução de chkdsk.
- /l[:tamanho] Use esta opção somente com o NTFS. Ela utilizará o tamanho digitado por você em vez do tamanho do arquivo de log. Se você omitir o parâmetro de tamanho, /l exibirá o tamanho atual.
- /? Exibe informações de ajuda no prompt de comando.
Nenhum comentário:
Postar um comentário